8 portões

É basicamente um sistema circulatório de chakra, feito por 8 portões que controlam o fluxo do chakra, para que este não passe do limite que o corpo de um shinobi aguenta. É possível abrir estes portões, mas isso gera sérias consequências  para corpo do shinobi. O chamado “Lótus” desativa o controle dos portões dando uma força inigualável ao shinobi. Ao conseguir abrir os 8 portões, a pessoa adquire temporariamente poderes superiores à de um Kage, mas depois desse tempo acabar , a pessoa morre.

   A figura abaixo, apresenta a localização e o nome de cada portão:                                                                    

 Agora apresentarei um resumo sobre cada portão. A técnica para se abrir os três primeiros portões é chamada Lótus Primaria. 

 

1º Portão - Portão Inicial
 
Fica no lado direito do cérebro. Abrindo-se este portão, o shinobi consegue uma velocidade e força maior do que ele atinge normalmente. O corpo sofre uma paralisação em partes, sendo necessário que o shinobi descanse por um tempo médio.

 

2º Portão da Energia
 
 

Fica no lado esquerdo do cérebro. Abrindo-se o segundo portão, o chakra flui mais rapidamente, aumentando mais uma vez a velocidade do usuário. A própria estamina e adrenalina tomam conta de todo o organismo. O efeito negativo é uma forte paralisação das pernas e os músculos endurecem,assim não obedecendo , ao corpo.
 

3º Portão - Portão da Vida

 

Fica entre os pulmões. No momento que é liberado, o usuário já começa a correr risco de vida. Ele consegue uma velocidade insuperável e uma força gigante. O efeito negativo é o corpo sofrer uma parada brusca e entrar em colapso.

 

4º Portão - Portão do Ferimento


A partir da abertura do quarto portão até o oitavo, a técnica chama-se chama Lótus Secundária. 
O quarto portão fica embaixo do terceiro portão. Ao abrí-lo, o corpo do usuário é coberto por feridas pelo excesso de circulação, sua pele muda de cor e seus músculos desfiam. A força e velocidade ficam ilimitados

 

5º Portão - Portão da Floresta

 

Fica abaixo do quarto portão. Ao liberar este portão, o usuário fica em situação delicada, seus músculos entram em total desgaste. Há relatos de pessoas que já abriram este portão e continuaram com vida.

 

6º Portão - Portão da Visão


Fica abaixo do quinto portão. O usuário tem seu poder aumentado novamente, mas seu corpo já não tem mais resistência e pode ter sua visão prejudicada. Após o uso deste portão, o usuário desmaia imediatamente.

 

7º Portão - portão da Insanidade


Fica embaixo do sexto portão. Ao abrir ele, o usuário não tem mais controle do corpo, ele apenas tem o desejo de exterminar qualquer coisa que ver pela frente. O usuário pode ficar cego e seu corpo corre risco de não poder se mover nunca mais.

 

8º Portão - Portão da Morte

 

Fica no coração. O usuário não sente mais seu corpo e seu poder chega ao extremo,podendo superar um Kage. A única dor que o usuário pode sentir é um aperto terrível no coração. Após a liberação deste portão, o usuário consequentemente morre.

 

   A base da idéia dos 8 Portões (Hachimon Tonku) vem do Yoga, e seus 7 estados de consciência:

 

  1. Raiz, vermelho, instinto.
  2. Sacrum, hara, laranja.
  3. Plexus Solar, amarelo, funcionalmente mental, poder, controle, fogo.
  4. Coração, esmeralda verde ou rosa, devoção, amor, compaixão, cura, ar.
  5. Garganta, azul, fala, expressão, vida.
  6. Terceiro Olho, indigo, intuição, percepção extra sensorial.
  7. Coroa, violeta, deve assumir cor do chakra dominante, conexão com o divino, espaço.

   A única diferença é que o oitavo portão (portão da morte) no Yoga, não traz morte, mas sim alcançar o Nirvana. Uma vez que o Nirvana é alcançado, o corpo não é necessitado mais pela alma. Mas pode se dizer que o oitavo portão é a entrada no estado do Nirvana. Como dito no anime e no mangá, após ter os oito portões abertos, a pessoa morre. 


Para finalizar, ainda informo que as técnicas para a libertação dos portões é proibida, existindo pouquíssimas pessoas que a dominam. No anime sabemos que Gai e Lee são capazes de abrir grande parte dos portões.